201901.23
0

Fortaleça seu planejamento empresarial em 2019

em Posts

Pequenos deslizes de empresários, podem, muitas vezes, causar problemas maiores do que o imaginado. Cada negócio é diferente, está inserido em um tipo de mercado com demandas específicas. Por isso é importante observar sempre as características de cada um e gerir sua empresa de acordo com elas.

Porém, há algumas dicas que podem ser utilizadas por todos os empresários e ajudar sua empresa a seguir se desenvolvendo. Por isso, trouxemos hoje algumas dicas para engrenar bem sua empresa em 2019. Essas dicas tratam principalmente de questões legais relativas ao direito empresarial.

Mantenha os documentos organizados
Acontece muito de as pessoas terem a vontade de empreender, mas não saber por onde começar. A primeira dúvida é: Posso começar um negócio sem CNPJ?

CNPJ é a identidade da sua empresa. Ele detém os dados básicos para a existência e o funcionamento do seu negócio. Por isso, é obrigatória a inscrição da empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ.

Embora alguns empreendimentos possam funcionar temporariamente sem a inscrição no CNPJ, o fato é que muitos negócios podem ser perdidos se o empreendedor não regularizar sua situação junto aos órgãos públicos. O mercado exige profissionalismo, e manter a documentação legal em dia é o primeiro passo. É fundamental também, manter a documentação contábil e fiscal em dia.

As sociedades devem ser observadas com cuidado
Existem algumas modalidades de sociedade, as mais utilizadas são as de sociedades limitadas e as de Microempreendedor Individual – MEI. No entanto, é importante ficar atento a cada uma delas, pois o investimento em sociedade é uma questão importante e deve ser sempre bem observada.

Para evitar surpresas depois de firmar sociedade, é importante firmar todos os pontos acordados em contrato social. Com este contrato é possível estabelecer funções, responsabilidades, percentual de investimentos e participação nos lucros, estratégias do negócio, entre outros.

Planejamento financeiro
O planejamento financeiro é um dos pontos mais importantes de uma empresa. Através dele é possível ter noção real das condições da empresa e pensar em planos de expansão. Elaborar uma planilha com todos os custos da empresa, fazer cálculos e planejar com cuidado, podem evitar surpresas. É preciso ter calma na hora de fazer investimentos e cortar gastos desnecessários.

Estabeleça metas de crescimento
Uma empresa deve estar em estado constante de crescimento. Para isso, é importante ter metas e objetivos bem estabelecidos e planejar ações para alcançá-los. Trace um plano de ações e estratégias que podem auxiliar a alcançar seus objetivos dentro do tempo esperado. Eles devem estar de acordo com as realidades da empresa e da economia atual.

Atenção aos funcionários e clientes
Funcionários e clientes precisam ter sempre seus direitos respeitados. Perder empregados e consumidores é, na maioria das vezes um problema que poderia ser evitado com pequenas soluções. Fique de olho nas mudanças do direito trabalhista, e no que a empresa deve oferecer ao trabalhador.

Os clientes também devem ganhar um cuidado especial. Isto pode ser observado no direito do consumidor, que tem como base o Código de Defesa do Consumidor. Mas também no que é diferencial da empresa. Com o objetivo de manter os compradores fixos e prospectar novos.

Esperamos que essas dicas te ajudem a engrenar bem e consolidar este como um bom ano. Coloque sua empresa em ordem para terminar o ano no azul.