Seja durante o processo de abertura de uma nova empresa ou após a expansão dos negócios, o processo de contratação de empregados costuma gerar bastante dúvida.

Nesse aspecto, é fundamental ficar a par de como são realizadas as etapas para admissão de empregados, a fim de evitar possíveis transtornos futuros para  a sua empresa.

Ao longo desta leitura, vamos explicar como funciona o processo de admissão dos empregados e como evitar problemas judiciais no futuro para a empresa durante a contratação. 

O que fazer antes de contratar um empregado?

Antes mesmo de realizar a contratação de um empregado efetivamente, é importante que sua empresa realize alguns procedimentos que irão contribuir com as etapas do processo de contratação posteriormente.

Identificar qual profissional contratar: O primeiro passo é avaliar qual a necessidade de contratação para o seu negócio nesse momento. Ou seja, fazer um mapeamento para entender qual profissional será mais necessário para sua empresa.

Requisitos para a contratação: Tendo isso em mente, é essencial fazer um levantamento a respeito de informações como quais serão os requisitos que o empregado precisará cumprir para preencher a vaga,  como nível de escolaridade, experiência, ou ainda, registro  em órgãos competentes da categoria.

Levantamento sobre a remuneração: Mais uma informação que deve ser analisada, antes mesmo da contratação do empregado é a questão da remuneração. É fundamental verificar como antecedência qual o valor da remuneração que será paga para o profissional que será contratado. Ainda nesse aspecto, é importante verificar qual o valor do piso salarial, quais os benefícios serão pagos e quais os encargos sociais e impostos irão incidir sobre essa contratação.

Definição do tipo de contrato de trabalho: 

Outro ponto essencial, que você não pode deixar de fazer é a definição do tipo de contrato que será estabelecido entre a sua empresa e o empregado.  

Aqui no Brasil existem diferentes tipos de contrato que podem ser implementados, como o contrato por tempo indeterminado, contrato por tempo determinado, contrato de trabalho eventual,  contrato de trabalho temporário entre outros.

Para saber mais a respeito do assunto acesse o nosso conteúdo:

https://maiconreis.adv.br/conheca-os-diferentes-tipos-de-contratacao-de-empregados-e-sua-particularidades/

 

Etapas do processo de admissão 

Depois de um levantamento prévio sobre todas as informações necessárias para contratação de um profissional, é possível iniciar o processo de admissão de forma mais eficaz. 

1º Etapa: Na primeira etapa, geralmente, é feito o processo de  recrutamento e seleção, onde serão avaliadas todas as habilidades e competências dos candidatos à vaga;

2º Etapa: Após a decisão de qual será o profissional a ser contratado, a próxima etapa é fazer a solicitação dos documentos necessários para o processo de admissão. 

3º Etapa: Com os documentos entregues pelo profissional, a empresa deve enviá-los para o departamento ou empresa responsável. Durante  a assinatura do contrato,  é importante que o empregado compreenda as informações que estão presentes no documento. Além disso, outro ponto importante é que a empresa cumpra os critérios estabelecidos no contrato. 

4º Etapa:  Por fim, após o cumprimento das obrigações legais estabelecidas para contratação do empregado o processo de admissão está concluído e nessa etapa começa a integração do empregado na empresa. O profissional deverá passar por um treinamento, ou receber as informações necessárias para que consiga executar suas atividades.  

Quais os cuidados tomar para evitar problemas?

Antes e durante o processo de  admissão de um empregado,  uma empresa deve garantir que todos os parâmetros estabelecidos pelos órgãos  competentes leis estabelecidas estejam sendo cumpridas. 

Isso porque ao garantir que os direitos do colaborador estejam sendo cumpridos, de forma criteriosa, é possível evitar complicações futuras para o seu negócio. 

A fim de ajudar a sua empresa, nós da Maicon Reis Advocacia atuamos de forma preventiva e consultiva através de uma assessoria preventiva objetivando evitar reclamações trabalhistas, englobando a correta utilização de EPIs, cartão de ponto, pagamento da remuneração, insalubridade e periculosidade, entre outros. 
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto.