Conforme cresce o número de vendas pela internet, cresce também os casos de fraudes financeiras. Mas existem medidas para conter isso.
Neste artigo trouxemos dicas que serão de grande utilidade para realizar a prevenção de golpes e fraudes no e-commerce e oferecer a melhor experiência de compra para seus clientes.
Como evitar fraudes financeiras: primeiros passos
Não existe apenas uma, mas sim várias dicas que ajudam a evitar fraudes financeiras na empresa. E a primeira delas é oferecer métodos de pagamentos que garantam mais segurança para os clientes. Veja mais dicas a seguir:
– A segunda dica é encontrar profissionais qualificados e de confiança e montar uma equipe. Fazer isso é ainda mais importante quando se trata do setor financeiro do negócio. Esses profissionais garantirão a proteção dos recursos financeiros;
– Se você usa um software de gestão financeira, invista em treinamento para quem o utilizará. Quando se tem uma ferramenta sobre a qual não se possui total domínio, é mais fácil de estar vulnerável a indivíduos mal-intencionados;
– Na hora de buscar novos fornecedores e parceiros, faça uma pesquisa sobre eles e vá em busca também de referências. Saiba que nem sempre as fraudes podem partir de funcionários ou clientes.
Conheça os procedimentos que envolvem dinheiro
Ter esse conhecimento possibilitará que você não seja enganado e perca dinheiro no processo.
Quando você entende de forma minuciosa sobre isso, sabe também como identificar possíveis golpes e fraudes financeiras. Faça o acompanhamento dos processos referentes a isso também.
Dicas para prevenir fraudes e golpes
Especialmente em época de promoções ou datas comemorativas, fraudes e golpes costumam ser cometidos contra lojas virtuais. É por isso que uma das principais medidas a serem tomadas para a prevenção disso é realizar o cruzamento de dados.
Na hora do cliente realizar o cadastro, faça a aplicação de uma triangulação de dados. Desse modo você confirma o que ele fornece no ato do cadastro.
Ao enviar e-mails promocionais, use uma plataforma segura, que possui certificado digital. Com isso as chances dos e-mails caírem na pasta de spam dos clientes é mínima e eles se sentirão mais seguros em abrir o e-mail.
Como proteger a sua empresa de golpes e fraudes?
Os golpes e fraudes na empresa podem vir de funcionários, parceiros, clientes ou mesmo de profissionais terceirizados. E há algumas medidas para serem tomadas com o intuito de fazer a proteção do seu negócio:
– Defina como receberá os pagamentos dos clientes e saiba como evitar golpes com cada um conhecendo os principais golpes, por exemplo, com cartão, boleto, etc.;
– Tenha alguém de confiança com o acesso ao dinheiro da empresa;
– Reforce a segurança na sua empresa, invista num software robusto para assegurar que dados como CPF, RG, endereço e outros dos clientes e funcionários estarão seguros;
– No caso de trabalhar com a venda de produtos físicos, crie um sistema de controle, dando acesso apenas a pessoas autorizadas.