201901.08
0

Advogado Empresarial: Conheça o seu papel nas empresas

em Posts

Pensar que em uma empresa, o papel do advogado se restrinja a solucionar casos de problemas ou necessidade de defendê-la, é uma visão muito limitada. O Direito Empresarial abrange uma série de assuntos relacionados ao mercado e aos empresários em si.

O advogado empresarial, auxilia na elaboração de planejamentos estratégicos e tributários do negócio, orientando a respeito da legislação e de assuntos vinculados ao seu ramo de conhecimento. Ele tem um papel importante na análise de riscos, por isso sua atuação preventiva vem sendo cada vez mais valorizada pelas empresas.

Antigamente, a contratação desse profissional não era de forma estratégica, na busca por uma gestão eficiente. O departamento jurídico era acionado quando algo não estava funcionando bem, fazendo com que algumas vezes, precisar de um profissional da área jurídica não fosse visto de forma positiva.

No entanto, esse cenário já foi modificado. O empreendedor percebeu a importância do papel jurídico diante do andamento e sucesso de seu negócio. A advocacia hoje, tem influência nas decisões estratégicas da empresa. Afinal, com o conhecimento desses profissionais, os empresários conseguem prever possíveis problemas e atuar para que essas situações não venham a ocorrer.

O advogado empresarial, analisa o perfil da empresa e é capaz de orientar qual é o modelo jurídico mais adequado para formar registrar a empresa, de acordo com cada situação específica de negócio. As funções de quem administra uma sociedade limitada, por exemplo, se difere das funções de uma sociedade simples. O acompanhamento de um advogado empresarial oferece orientação necessária a cada sócio a respeito da parcela de atuação de cada um.

De uma forma geral, o advogado empresarial, presta auxilia os empresários, elabora e analisa contratos e acompanha processos. O profissional tem a função de participar e assessorar na entrada e saída de sócios e possíveis dissoluções societárias.

A assessoria de um advogado, permite que o administrador conheça as suas responsabilidades e o seu limite de atuação frente ao negócio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *