201905.29
0

Estratégias para atrair investidores para sua empresa

em Posts

Seja qual for o tamanho da sua empresa, contar com aporte de um investidor, pode contribuir de forma significativa com os processos e com isso, impulsionar os resultados.

No entanto, muitas vezes, pequenos e médios empresários, tendem a não buscar esse tipo de recurso por desconhecer como é possível atrair novos investidores.     

Ao longo deste conteúdo, vamos falar sobre como atrair investidores para a sua empresa, com o objetivo de aumentar os rendimentos e também os resultados do seu negócio.  

Como funcionam os processos de investimento?

O investidor, é a pessoa ou instituição que acredita no potencial do seu negócio, e está disposto a oferecer uma contribuição financeira, o chamado aporte de capital. Em troca, o investidor irá receber um percentual, na participação dos lucros da empresa.

Os investimentos são importantes, pois podem ajudar a impulsionar os negócios através diferentes finalidades, como a compra de material, ampliação, reestruturação, entre outros.    

Diferentes formas de receber investimentos

O recebimento do aporte,  deve variar de acordo com o estágio em que sua empresa está. De acordo com especialistas, os investimentos costumam acontecer em 3 fases:

  • Fase inicial: Onde a empresa está iniciando no mercado e recebe um aporte com o intuito de fazer com ela cresça;  
  • Fase de maturação: Quando há empresa já está no mercado, mas necessita desse aporte para ampliar os seus resultados.
  • Fase final: Em geral, esse tipo de investimento costuma ser voltado a com o objetivo de ter um retorno financeiro muito maior. Investidores que oferecem esse tipo de aporte, costumam participar também da gestão da empresa.

Construa um plano de negócios

Para atrair investidores e uma das diferentes fases em que sua empresa se encontra, é imprescindível construir um plano de negócios onde esteja previsto onde serão aplicados os investimentos.

Por meio dele, o investidor terá uma visão detalhada da sua empresa, e dessa forma poderá compreender a viabilidade do investimento.

Como construir um plano de negócios

Veja algumas informações relevantes, que devem constar o no seu plano de negócios:

Desenvolva uma estratégia eficaz

Em seu plano de negócios, é necessário estabelecer uma estratégia eficiente para o uso dos recursos a serem aplicados. Demonstre a partir de sua estratégia que sua empresa,  é capaz de executar as ações preestabelecidas no plano, e que o aporte de capital será utilizado de forma coerente.

Mesmo que o seu negócio ainda esteja em fase inicial, a elaboração de estratégias de forma detalhada e adequada pode ser a diferença entre atrair um investidor ou não para sua empresa.

Seja honesto

Os investidores querem ver informações que condizem com a realidade, do mercado em seu plano de negócios. Incoerências e inconsistências de informações darão uma impressão inadequada do seu seu negócio.

Por isso, ofereça dados realistas, baseados analise de informações da sua empresa ou de projeções do mercado –  caso sua empresa esteja em fase inicial.

O investidor precisa se sentir confiança, para investir na sua empresa e a honestidade nas informações contribui para uma maior “segurança”, no aporte de capital.

Aumente sua rede contatos

Para atrair investidores, é fundamental ampliar sua rede de contatos. participando de eventos, feiras, congressos e reuniões que estejam relacionados a área.

Preze pela segurança da sua empresa

Após atrair um investidor para o seu negócio, é necessário desenvolver um contrato que preze pela segurança das partes. Ou seja, os sócios, os investidores e acionistas.

Nesse sentido, é importante contar com o apoio de uma equipe especializada em atendimento jurídico empresarial.  Para elaborar um contrato de investimento, onde estejam presentes todas as cláusulas adequadas ao tipo de aporte que será realizado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *