Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maiconreis.adv.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Saiba como reduzir a carga tributária através do Planejamento Tributário | Maicon Reis Advocacia de Negócios

A alta carga tributária no Brasil, é considerado um dos principais desafios para as empresas. 

Mas através do planejamento tributário adequado, é possível reduzir o valor dos tributos de forma legal e assim contribuir diretamente com os resultados da sua empresa. 

Para que você possa compreender melhor a respeito deste assunto, vamos abordar ao longo desses conteúdo, o que é o planejamento tributário, e como sua empresa pode se beneficiar com este recurso. 

Continue acompanhando nosso artigo para obter mais informações e boa leitura!   

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário ou elisão fiscal, como também é conhecido, é uma ferramenta legal eficiente para poder obter diminuição da carga tributária, além da adequação da legislação tributária. 

Na prática isso, quer dizer que através do planejamento tributário é possível analisar diversos pontos do seu negócio de forma criteriosa. Como área de atuação, faturamento, quais produtos vende, quantidade de funcionários e outras informações.  

E com base nessas informações, caso seu negócio não seja obrigado a aderir a um regime específico, é possível definir qual o melhor enquadramento fiscal (como o Simples Nacional, Lucro presumido ou Lucro Real). E dessa forma pagar os impostos compatíveis com a realidade da sua empresa.  

Por que o planejamento tributário é tão importante para os negócios?

Apenas para que você tenha uma ideia, estima-se que cerca de 30% dos valores dos ganhos de um negócio são destinados ao pagamento de impostos, tributos, e contribuições. 

E os custos tão elevados, em especial para pequenas e médias empresas, podem impactar diretamente os negócios. 

Como por exemplo, fazendo com que os preços dos produtos e serviços sejam mais elevados para cobrir os custos com os tributos, deixando a empresa menos competitiva no mercado. 

Ou por outro lado, a alta carga tributária pode fazer com que a empresa tenha uma lucratividade muito menor, para que seja possível arcar com os custos dos impostos. 

Nesse sentido, fazer o planejamento tributário é importante pois pode contribuir diretamente: 

Sonegação fiscal e planejamento tributário, quais as diferenças? 

Quando falamos em planejamento tributário é importante deixar bem claro, que não tem nenhuma relação com a sonegação de impostos, pelo contrário!

O planejamento tributário é uma ferramenta legal, que tem por objetivo minimizar os custos, fazendo com sua empresa pague apenas pelos tributos devidos. E fazer também com que sua empresa tenha o enquadramento fiscal adequado, como já comentamos anteriormente aqui no artigo. 

Quais os principais tipos de planejamento tributário?

Existem basicamente 3 tipos de planejamento tributário: 

 Operacional: Costuma ser desenvolvido a para períodos que variam entre 3 a 6 meses. E por meio dele é possível organizar todas às questões práticas do dia a dia de uma empresa como datas e valores de tributos que precisam ser pagos durante este período; 

Tático: Costuma ser desenvolvido a para períodos que variam entre 1 a 3 anos, e dá uma visão mais específica de médio prazo sobre determinados setores da empresa, como estratégias e ações que serão adotadas para conseguir atingir os objetivos estabelecidos neste período; 

Estratégico: Costuma ser desenvolvido a para períodos que variam entre 5 a 10 anos, e dá uma visão mais ampla sobre o negócio a longo prazo. Na elaboração desta etapa, costuma  ser definido o melhor regime tributário, avaliando todos os pontos que englobam a empresa. Como ramo de negócio, estruturação de capital, visão do negócio e outros dados. 

Conte com o apoio para começar a colocar em prática o planejamento

O sistema tributário do Brasil, é de fato bastante complexo. E para que você possa oferecer os melhores resultados para o seu negócio é fundamental contar com o apoio de uma equipe especializada. 

Para saber mais sobre o assunto entre em contato conosco.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *