Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maiconreis.adv.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
eSocial 2023: envio de eventos SST pelas empresas já começou | Maicon Reis Advocacia de Negócios

A partir deste mês, toda empresa que tenha folha de pagamento está obrigada a informar os eventos SST (Saúde e Segurança do Trabalho), por meio do eSocial, independentemente do seu porte. Para cumprir essa determinação, o empregador precisará contratar uma clínica de Saúde e Segurança no Trabalho, para realização dos Programas Ocupacionais e transmissão dos eventos SST.

Resumidamente, os eventos SST se baseiam em:

Vale dizer que as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), que se enquadrem no Grau de Risco 1 e 2, conforme ANEXO I da NR-4, estão dispensadas da elaboração dos programas PCMSO NR-7, PPRA (que passou a se chamar PGR NR-9) e LTCAT para fins da Previdência Social.

As atividades econômicas constituídas do CNAE com Grau 1 e 2, são caracterizadas de baixo risco, então o levantamento preliminar colabora para comprovar que não foi identificado risco a saúde do trabalhador. Nesse caso, as ME’S e EPP’S devem apresentar digitalmente a DIR (Declaração de Inexistência de Risco).

Também cabe dizer que tais empresas continuam obrigadas a apresentação dos eventos SST a partir deste mês, porém, no caso do evento 2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos) deverão declarar apenas que há inexistência de risco, não prestando outra informação.

A principal finalidade do eSocial é garantir que os processos realizados entre empregador, empregado e governo federal, sejam transparentes e desburocratizados, buscando, ao mesmo tempo, aprimorar a fiscalização dos procedimentos trabalhistas e previdenciários.

Para evitar penalidades, como a incidência de multas, as empresas precisam ficar atentas às determinações (e contar com respaldo jurídico nesse processo é fundamental). Portanto, não hesite em acionar seu departamento jurídico e consultar o advogado do seu negócio!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *