Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maiconreis.adv.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Holding Familiar/Patrimonial como Planejamento Patrimonial E Tributário | Maicon Reis Advocacia de Negócios

Por
Moacir Carlos de Oliveira Filho
OAB/MG 175.363

O planejamento patrimonial e tributário, atrelado, em sua maioria, à busca da preservação e manutenção de bens, faz com que detentores de significativo acervo patrimonial estudem maneiras mais eficazes de conservação de sua fortuna.

Isso não é determinante de uma atitude ilegal, tendo em vista a liberdade de autodeterminação do particular para fins de planejar e executar a melhor forma de defesa dos seus bens, de modo a lhe render economia.

Dito isto, a holding familiar/patrimonial é um planejamento patrimonial e tributário escorado nas balizas legais, sem qualquer restrição, vedação, rejeição ou implicação negativa no ordenamento jurídico.

A holding familiar/patrimonial também se revela interessante quando do afastamento de tributos em alíquotas majorantes.

Igualmente, no intuito de viabilizar sucessão patrimonial mais célere e com baixo impacto tributário, diga-se a cobrança de ITCMD, a holding familiar é igualmente pertinente.

Assim, tem-se que a holding patrimonial, por ser pessoa jurídica distinta dos seus sócios, não sofreria, em regra, influência em razão de compromissos não adimplidos por seus sócios para fins alheios à sociedade da holding familiar.

Outrossim, não haveria que se falar em incidência de ITBI quando da integralização em capital de bens imóveis, pois a holding familiar, enquanto apenas uma gestora e administradora de bens, não teria como atividade preponderante nenhuma daquelas elencadas como exceções à imunidade tributária do art. 156, §2º, inciso I, da CF/88.

Portanto, a constituição de uma holding patrimonial/familiar, aliada a uma consultoria jurídica e contábil, pode trazer benefícios econômicos àqueles que visam a preservação e perpetuação de seus bens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *