Passo a passo: Saiba como abrir uma sociedade entre médicos!

Passo a passo: Saiba como abrir uma sociedade entre médicos!

escrito por Maicon Reis

19 de junho de 2020

Ter uma sociedade médica de fato pode ser muito vantajoso, mas você sabe quais são os procedimentos necessários para fazer a abertura da sua empresa? 

Se você é médico e planeja abrir uma sociedade, é importante ficar atento às responsabilidades, e principalmente planejar tudo de forma adequada para evitar possíveis problemas para o seu negócio.

Neste artigo, vamos destacar alguns pontos importantes que exigem atenção, na hora de montar uma sociedade entre médicos. 

1- Sócios e saúde financeira

A escolha dos sócios, é um dos aspectos que devem ser analisados cuidadosamente antes mesmo da abertura da empresa. 

É importante verificar, se os projetos estão alinhados e se há uma afinidade entre os sócios, para que de fato possa ocorrer uma boa parceria de trabalho.

Outras questões como a saúde financeira dos sócios, e até mesmo se há processos judiciais correndo em nome de alguns dos sócios que possa vir a prejudicar a sociedade, precisam ser analisados previamente para que não haja surpresas posteriormente. 

2- Quem ficará responsável pela parte administrativa da sociedade 

Além da relação entre os sócios, é importante definir previamente quem ficará responsável pela parte administrativa da sociedade, cuidando dos procedimentos necessários para que a empresa possa manter todas as responsabilidades fiscais e legais em dia. 

Durante o processo de abertura da sociedade, é necessário definir quem ficará responsável pela sociedade médica junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado. Caberá a um dos sócios ser responsável técnico da empresa, tendo que responder junto ao CRM em relação a questões éticas, disciplinares entre outras.   

A divisão dos lucros, e divisão da empresa em caso de uma possível dissolução são pontos que também devem ser levados em consideração durante a abertura da sociedade. 

3- Definição do tipo de empresa 

Entre os tipos de sociedade mais adotados entre médicos estão:  

A Sociedade empresarial (LTDA)

Geralmente costuma ser adotada por grandes clínicas e empresas que possuem uma vasta quantidade de médicos, sócios de diferentes áreas e de colaboradores. 

Sociedade simples

Por outro lado, a sociedade médica que não comercializa produtos médico-hospitalares, é considerada uma sociedade simples, pois não desempenha atividade própria de empresário.

A grande vantagem deste tipo societário, é que ele deve ser registrado no cartório, o que torna o processo de desenvolvimento empresarial mais prático. 

Mas apesar das vantagens, vale a pena ressaltar que a sociedade simples só deve ser utilizada quando houver prestação de serviços  intelectuais, ou seja, quando houver uma relação direta entre o sócio, médico e paciente.  

Dentro da sociedade simples, que existem dois tipos societários:  

  • Sociedade Pura – Entre médicos com sociedade ilimitada
  • Sociedade (LTDA) – Entre médicos com responsabilidades ligadas ao capital

4- Regime de tributação 

Para regularizar a empresa, outro aspecto importante que precisa ser definido é a escolha do regime tributário. 

Existem 3 tipos de regime tributários, que são o Simples Nacional, Lucro presumido ou Lucro Real que variam conforme o faturamento, a atuação entre outros fatores. 

Aqui em nosso blog, você acompanha um artigo completo a respeito de planejamento tributário: Saiba como reduzir a carga tributária através do planejamento tributário

5- Licenças usuais e específicas  

Durante o processo de abertura de sociedade, é importante se atentar a as licenças que devem ser emitidas para o funcionamento da empresa. Como licenças municipais, estaduais, entre outras. Para se manter dentro da regularidade juntos aos órgãos competentes.

Além disso, em alguns municípios, existem legislações sanitárias específicas a acerca de recolhimento de resíduos, considerados infectantes, que costumam ser utilizados em consultórios e clínicas médicas.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Como você pode acompanhar ao longo do artigo, apesar de vantajoso o processo de abertura de sociedade entre médicos é bastante detalhado. Para ajudar durante este processo, conte com nossa equipe de profissionais. Entre em contato conosco e marque uma reunião.

Você pode gostar também…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.