Escolher o regime tributário ideal é extremamente importante para prevenir o pagamento da alíquota de impostos incorreta ou desnecessária. Isso é algo que gera reflexos em todos os setores do negócio.

Mas além disso, a escolha do regime de tributação correto evita problemas com a Receita Federal. E aqui abordaremos sobre os principais pontos referente as obrigações tributárias, assim você previne custos a mais e mantém a empresa em dia com o fisco.

 

Quais são e o que são regimes tributários?

É chamado de regime tributário o sistema que define como serão cobrados os impostos e contribuições para uma empresa. As alíquotas de impostos variam e são elas que distinguem os tipos de regimes tributários, sendo esses regimes: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional.

 

Como escolher o regime tributário para sua empresa

Para a escolha adequada, é importante analisar as condições e necessidades da sua empresa, pois cada um dos regimes possui características que atendem melhor um tipo de negócio. Para te ajudar, no próximo tópico abordaremos sobre cada um desses regimes de tributação.

 

Diferenças básicas entre os regimes tributários

É importante ainda entender o que diferente cada um dos regimes tributários, sendo:

Lucro Real: como o nome já sugere, esse é um regime de tributação onde o cálculo do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) são realizados com base no lucro real da empresa, quando se subtrai as despesas das receitas;

Lucro Presumido: já esse é quando a apuração do imposto de renda e da contribuição é feita baseando-se na receita bruta presumida. E assim, a Receita Federal presume um certo percentual do faturamento seria o lucro;

Simples Nacional: por fim, o Simples Nacional é um regime tributário simplificado, com regras mais simples e que mira, em especial, nas empresas de pequeno porte (EPP), microempresas e MEI. Com esse regime o empresário terá os tributos reunidos numa única guia, a DAS.

 

O que levar em consideração antes de escolher um regime tributário

Não há um padrão para ser seguido na hora de definir o regime de tributação para seu negócio.

Existem vários fatores que devem ser considerados na hora de escolher o melhor regime tributário, por exemplo: os custos (tributos) de cada regime, projeção de crescimento, a situação do mercado, análise dos concorrentes, a demanda pelas soluções da sua empresa, entre outras coisas.

Nisso, é fundamental ter a ajuda de uma boa assessoria tributária para te auxiliar.

Uma assessoria como a da Maicon Reis te ajuda não somente a escolher o melhor regime, como também a mitigar os riscos por meio de um planejamento inteligente e eficiente.