A alta carga tributária no Brasil, é considerado um dos principais desafios para as empresas.
Mas através do planejamento tributário adequado, é possível reduzir o valor dos tributos de forma legal e assim contribuir diretamente com os resultados da sua empresa.
Para que você possa compreender melhor a respeito deste assunto, vamos abordar ao longo desses conteúdo, o que é o planejamento tributário, e como sua empresa pode se beneficiar com este recurso.
Continue acompanhando nosso artigo para obter mais informações e boa leitura!
O que é planejamento tributário?
O planejamento tributário ou elisão fiscal, como também é conhecido, é uma ferramenta legal eficiente para poder obter diminuição da carga tributária, além da adequação da legislação tributária.
Na prática isso, quer dizer que através do planejamento tributário é possível analisar diversos pontos do seu negócio de forma criteriosa. Como área de atuação, faturamento, quais produtos vende, quantidade de funcionários e outras informações.
E com base nessas informações, caso seu negócio não seja obrigado a aderir a um regime específico, é possível definir qual o melhor enquadramento fiscal (como o Simples Nacional, Lucro presumido ou Lucro Real). E dessa forma pagar os impostos compatíveis com a realidade da sua empresa.
Por que o planejamento tributário é tão importante para os negócios?
Apenas para que você tenha uma ideia, estima-se que cerca de 30% dos valores dos ganhos de um negócio são destinados ao pagamento de impostos, tributos, e contribuições.
E os custos tão elevados, em especial para pequenas e médias empresas, podem impactar diretamente os negócios.
Como por exemplo, fazendo com que os preços dos produtos e serviços sejam mais elevados para cobrir os custos com os tributos, deixando a empresa menos competitiva no mercado.
Ou por outro lado, a alta carga tributária pode fazer com que a empresa tenha uma lucratividade muito menor, para que seja possível arcar com os custos dos impostos.
Nesse sentido, fazer o planejamento tributário é importante pois pode contribuir diretamente:
- Fazer com sua empresa possa ter uma melhor adequação da legislação tributária.
- Além disso, por estar dentro da legalidade, sua empresa evita o pagamento de multas e outros problemas com a justiça.
- Permite reduzir os custos com pagamentos de tributos indevidos ou desnecessários, isso porque, em muitos casos, é possível evitar a ocorrência de fatores geradores de tributos;
- Sua empresa também pode começar a usufruir de incentivos fiscais, caso eles existam. É possível também reduzir os valores que podem ser retidos pelo fisco;
Sonegação fiscal e planejamento tributário, quais as diferenças?
Quando falamos em planejamento tributário é importante deixar bem claro, que não tem nenhuma relação com a sonegação de impostos, pelo contrário!
O planejamento tributário é uma ferramenta legal, que tem por objetivo minimizar os custos, fazendo com sua empresa pague apenas pelos tributos devidos. E fazer também com que sua empresa tenha o enquadramento fiscal adequado, como já comentamos anteriormente aqui no artigo.
Quais os principais tipos de planejamento tributário?
Existem basicamente 3 tipos de planejamento tributário:
Operacional: Costuma ser desenvolvido a para períodos que variam entre 3 a 6 meses. E por meio dele é possível organizar todas às questões práticas do dia a dia de uma empresa como datas e valores de tributos que precisam ser pagos durante este período;
Tático: Costuma ser desenvolvido a para períodos que variam entre 1 a 3 anos, e dá uma visão mais específica de médio prazo sobre determinados setores da empresa, como estratégias e ações que serão adotadas para conseguir atingir os objetivos estabelecidos neste período;
Estratégico: Costuma ser desenvolvido a para períodos que variam entre 5 a 10 anos, e dá uma visão mais ampla sobre o negócio a longo prazo. Na elaboração desta etapa, costuma ser definido o melhor regime tributário, avaliando todos os pontos que englobam a empresa. Como ramo de negócio, estruturação de capital, visão do negócio e outros dados.
Conte com o apoio para começar a colocar em prática o planejamento
O sistema tributário do Brasil, é de fato bastante complexo. E para que você possa oferecer os melhores resultados para o seu negócio é fundamental contar com o apoio de uma equipe especializada.
Para saber mais sobre o assunto entre em contato conosco.