Importância da assessoria jurídica para empresas

Importância da assessoria jurídica para empresas

escrito por Maicon Reis

22 de fevereiro de 2022

A assessoria jurídica para empresas é um instrumento importantíssimo para solucionar demandas e orientar o empresário. Com ajuda especializada é possível evitar problemas no futuro que podem até mesmo acarretar em prejuízos financeiros expressivos.

Para que serve a assessoria jurídica?

Basicamente, com a assessoria jurídica a sua empresa terá mais segurança jurídica, uma vez que ela auxiliará em demandas urgentes como auditorias, contratos, processos judiciais e mais. 

Além disso, esse serviço de advocacia empresarial pode auxiliar na revisão de políticas empresariais objetivando prevenir litígios no futuro.

E uma coisa é certa: independente do tamanho da sua empresa, problemas judiciais surgirão e é nessa hora que contar com ajuda profissional.

 

Motivos para contratar uma Assessoria

Com a assessoria jurídica você será conduzido pelo melhor caminho no âmbito judicial. E alguns dos motivos para contratar esse serviço são:

  • Segurança jurídica: a observação de aspectos legais é extremamente importante para guiar o gestor na tomada de decisões que evitarão prejuízos à empresa;
  • Prevenção de demandas: todos os dias há empresas que encerram suas atividades devido a problemas judiciais que geram custos elevados, mas com a ajuda da assessoria jurídica é possível reduzir o contencioso; 
  • Planejamento estratégico e diminuição de custos: contratar esse serviço de advocacia empresarial pode ainda fornecer apoio para o planejamento estratégico do negócio e para diminuir os custos relativos a questões jurídicas, preservando a saúde financeira da empresa;
  • Mais proteção na área contenciosa: a principal razão para as empresas decidirem contratar os serviços de assessoria jurídica é porque querem dispor de apoio profissional ao terem que lidar com processos e outros problemas da mesma competência. Solucione conflitos e tenha respostas mais rápidas.

 

Diferenças entre assessoria jurídica e consultoria jurídica

É importante também que seja esclarecido que a consultoria jurídica é diferente da assessoria.

A assessoria jurídica auxilia distintas áreas dentro de uma empresa, sendo algo mais prático, com o assessor trabalhando de forma ativa na organização, utilizando estratégias a fim de reduzir custos com o contencioso.

Por outro lado, a consultoria jurídica trata apenas de fornecer informações importantes para que o cliente, por si só, solucione os problemas de ordem jurídica na sua empresa. Assim, o consultor não atua ativamente e nem diretamente como assessor.

 

Por que contratar um escritório especializado?

Todas as empresas precisam lidar com contratos, conhecer sobre legislação, direitos trabalhistas, etc. É por isso que ter apoio para essas e outras questões é importante.

O investimento num serviço de assessoria jurídica de qualidade pode ajudar no crescimento e desenvolvimento do seu negócio. E contratar um escritório especializado é a melhor decisão.

Você pode gostar também…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.