Você já ouviu falar em auditoria trabalhista para empresas?

Você já ouviu falar em auditoria trabalhista para empresas?

escrito por Maicon Reis

18 de janeiro de 2022

As relações de trabalham implicam em muitos riscos, é por isso que a auditoria trabalhista para empresas é tão importante.

Empreender no Brasil é um grande desafio e há também muitos obstáculos ao longo do caminho.  Os processos trabalhistas são alguns desses obstáculos.

Apenas em 2020 foram mais de 2,5 milhões de ações trabalhistas ajuizadas. E como existem muitas legislações e elas são constantemente atualizadas, faz-se necessário entender as exigências a fim de evitar penalidades como multas e condenações para a empresa.

 

O que é auditoria trabalhista?

Trata-se de um processo que visa cuidar do lado da empresa e também do funcionário. Ela previne e controla problemas jurídicos e administrativos numa empresa que tenham relação com questões trabalhistas.

Essa auditoria identifica o que poderia trazer riscos e os evita para deixar a empresa livre de prejuízos.

 

Por que realizar uma auditoria trabalhista na empresa?

Ela garante para a empresa maior segurança jurídica, tendo como base um planejamento que faz a integração de distintos departamentos e profissionais.

 

Existe diferença entre assessoria jurídica e auditoria jurídica?

Apesar dessas duas serem essenciais para evitar comprometer seu patrimônio, a assessoria jurídica é uma consultoria, ajudando o empresário a entender as diretrizes da legislação do Brasil.

Por outro lado, a auditoria jurídica trata-se de um modo de traçar uma rota para os processos e procedimentos, detalhando e examinando documentos, contratos, etc. Ou seja, há uma maior complexidade no caso dela a fim de adequar tudo isso à legislação.

 

Conheça as vantagens de uma auditoria jurídica

Com ela você evita a fiscalização de terceiros que podem gerar prejuízos, implementar boas práticas na organização, consegue definir prioridades, criar ações que trarão benefícios para a empresa, tem um maior controle sobre os processos da empresa, reduz custos operacionais, etc.

 

Principais erros que podem ser evitados com a Auditoria Trabalhista

Alguns dos erros que podem ser evitados com a auditoria são:

  • Prevenção de acidentes no trabalho;
  • Evitar assédio moral e sexual nas organizações;
  • Problemas relacionados com horas extras;
  • Benefícios indevidos;
  • Falta de segurança no ambiente de trabalho;
  • Evitar problemas ao aplicar as penalidades disciplinares cabíveis;
  • Entre outros.

 

Conte com um apoio jurídico

Se você precisa de apoio jurídico para sua empresa, o escritório de advocacia Maicon Reis Advocacia Empresarial pode te ajudar.

Atuamos em diversas áreas do Direito, oferecendo um serviço de excelência para nossos clientes. Implemente a auditoria trabalhista com a nossa ajuda.

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